Caminhão basculante (CB) volume mín. de caixa de carga 12 m3, tração 6×4, potência mín. do motor 275 cv, PBT mín 23.000 kg. CAMINHÃO: 6×4, estrutura dimensionada pelo fabricante para receber implemento basculante, capacidade de superação de rampas de até 25% ou mais de inclinação em seu PBT. Pneus de uso misto e dupla cintura de aço em função do emprego, especificação conforme ficha técnica da montadora e fabricação do ano. Aro em ferro padrão 10 furos para fins de padronização da frota, podendo, por justificativa técnica no momento da proposta, serem admitidas outras dimensões a partir de concorde da contratante. Mínimo de 1 estepe nas mesmas dimensões do rodado. Peso bruto total (PBT LEGAL) não inferior a 23.000 kg, com carga útil legal não inferior a 13.000 kg e carga útil técnica não inferior a 22.000 kg em função do peso específico médio do material a ser transportado, capacidade máxima de tração igual ou superior a40.000 kg. BASCULANTE: Capacidade em volume de 12 m³ ou 23.000 kg de carga, sem possibilidade de expansão por extensões (suporte para “fominha”). Chapa de no mín. 6,25 mm, reforçada para trabalhos de alto impacto (pedra de primeira explosão) CAMINHÃO: Motor Diesel turbo alimentado, atendendo as normas de emissão vigentes no país por ocasião da aquisição. Torque máximo do veículo deve alcançar mín. 1.100 Nm em rotação especificada pelo fabricante. Sistema de embreagem compatível com o emprego do veículo em condições severas de peso e tração (uso fora de estrada), disco reforçado e com assessoramento hidráulico, pneumático ou tecnologia equivalente, aliviando o esforço de operação. Sistema de transmissão de no mínimo de 6 marchas a frente e duas a ré, com ou sem anéis sincronizados. Distribuição de entre eixos homologada pelo fabricante e terceiro eixo (truck) com tração e respectivo sistema de transferência de força sendo componente de produção original, a luz da MBR 15296 (eixo e transmissão original de fábrica), oferecendo opção de bloqueio longitudinal e transversal dos eixos de tração além de tomada de força para atender ao sistema de basculamento do veículo. Capacidade total do tanque de combustível do veículo de no mínimo 270 litros, visando atender aos deslocamentos médios previstos para o emprego do veículo. Dotado de inclinômetro com alerta sonoro na cabine, voltado para uso com caçamba, acionado no momento da ativação do comando de basculamento, visando aumento de segurança na operação em função de incidência de tombamentos nessa manobra. No sistema elétrico, deverão estar presentes todas as sinalizações necessárias ao cumprimento das legislações de segurança e circulação em vias públicas e em canteiros de trabalho, sejam elas sonoras ou visuais, com ênfase no conjunto óptico. Deverão ainda existir proteção das lentes de farol e demais itens de iluminação e sinalização contra pedras e outros objetos em função do emprego ao qual será destinado. Retrovisores duplos com regulagem elétrica com desembaçador , vidros elétricos nas duas portas, horímetro, protetor de cárter e radiador . A bateria deverá ser livre de manutenção e item de produção original, por ocasião da entrega. Chave geral . O caminhão deverá possuir todo sistema elétrico, hidráulico e de demais componentes que ofereçam a predisposição para instalação dos equipamentos e acessórios necessários a aplicação do basculante, instalados e harmônicos com o painel e homologados pelo fabricante do caminhão para fins de garantia. Sistema de freios dimensionado para a capacidade de carga do veículo, com gerenciamento eletrônico de distribuição de pressão de frenagem e antitravamento e sistema de freio motor de duplo estágio, ou tecnologia equivalente ou superior Ampla visibilidade da carroceria através de sistema de retrovisores conjugados. Cabine para transporte mínimo de 02 pessoas, com forração de banco preferencialmente em material sintético e tapetes em curvim (fácil limpeza) e com instrumentos do painel que permitam o monitoramento das funções vitais do veículo durante a operação com sinais sonoros ou luminosos que indiquem falhas críticas do sistema. Considerar veículo com rodagem de uso severo para fins de revisões.